Logomarca do Projeto InovaJuntos
Cooperação Urbana Triangular
para Inovação e Sustentabilidade
Login
Logomarca do Projeto InovaJuntos

Lisboa

Selecionado no Cluster 4 – Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social

Saiba mais:  Município de Lisboa

EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS

Confira as experiências compartilhadas pelo Município

Tendo como objetivo criar uma cidade sustentável a nível ambiental, social e económico, o Município de Lisboa tem vindo a desenvolver várias práticas que promovem e fomentam o envolvimento, a participação e a colaboração dos cidadãos.

Entre essas destacam-se os “Compromissos de Lisboa para o Ambiente, Clima e Energia”, o “Fórum Resiliência para o Ambiente, Clima & Energia”, o “Processo Participativo na Praça do Martim Moniz” e, ainda, o “Orçamento Participativo de Lisboa”.

Na sua grande maioria, estas práticas visam incentivar a participação dos cidadãos, através do diálogo e da partilha de conhecimentos e experiências, apresentando uma preocupação permanente de sustentabilidade ambiental, social e económica. O seu carácter inovador assenta na forma dinâmica, transparente e agregadora como são desenvolvidas as diferentes iniciativas.

Todas estas estão diretamente alinhadas com a Nova Agenda Urbana e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em particular o ODS 5 – Igualdade de Género; o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; o ODS 13 – Ação Climática; o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições eficazes e o ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.

© Copyright 2024. Esta página foi criada e é mantida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do Projeto InovaJuntos e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.