Logomarca do Projeto InovaJuntos
Cooperação Urbana Triangular
para Inovação e Sustentabilidade
Login
Logomarca do Projeto InovaJuntos

Restinga Sêca/RS

Selecionado no Cluster 1 – Desenvolvimento Econômico e Inovação

Saiba mais: Restinga Sêca-RS

Restinga Sêca está situada no estado do Rio Grande do Sul. O Município cobre uma área de 961.791 km² e tem uma população estimada em 15.744 habitantes. Com o projeto, o Município espera apoio na questão do déficit habitacional que ocasiona diversos problemas locais. Dentre eles está a falta de saneamento básico para alguns habitantes, a falta de planejamento para a população que retorna ao Município e as áreas irregulares invadidas.

Há ainda o problema da falta de uma estrutura turística que atraia visitantes e da evasão municipal de empreendedores, fazendo com que o Município possua poucas empresas e, consequentemente, impacta negativamente na oferta de empregos. Devido a esta evasão, falta, ainda, qualificação técnica e profissional de como empreender e modelos locais de empreendimento.

Dentre as experiências apresentadas está o Controle Populacional de Animais, especialmente animais de rua, por meio da castração gratuita. O destaque desta ação está especialmente na implantação de chips com informações nos animais castrados. O município ainda aborda a coleta seletiva e as ações para tornar a água de algumas regiões do Município potáveis, como a desfluoretação da água por meio de um filtro e o desenvolvimento de mecanismos para tornar a água salobra potável.

EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS

Confira as experiências compartilhadas pelo Município

Já pensou obter dados de um animal por meio de um microchip ou QR code? O Município de Restinga Sêca/RS possibilita isso ao trabalhar o problema de animais abandonados em seu território. Observando esta problemática e buscando soluções que pudessem atuar sobre ela, Restinga Sêca implementou o controle populacional de animais, mais especificamente cães e gatos, por meio da castração. Sua ação foi apresentada na etapa de cooperação em que os Municípios estão apresentando
boas práticas implementadas em seu território.

Iniciado em 2020, o projeto conta com recursos vindos do Fundo para Proteção Animal do Município e já castrou mais de 300 animais. Ele consiste no oferecimento de serviço de castração de animais na Clínica de Castração, principalmente para os animais de rua e os resgatados pela Associação Focinhos de Restinga, protetores individuais reconhecidos pelo Conselho Municipal e pessoas de baixa renda que possuam animais domésticos.

O serviço é gratuito e os animais beneficiados ainda recebem todas as medicações que deverão ser utilizadas no pós-operatório. Ao fim do procedimento, há a instalação de um chip e o uso de uma coleira com QR code que apresentam as informações
a respeito do animal, como nome, endereço e telefone do dono, e sobre a situação de castrado.

Para ter direito ao serviço de castração, o interessado deve se dirigir ao setor de protocolo com sua documentação e, se a pessoa se encaixar nos requisitos, ela entra numa lista de espera.

O problema da falta de água potável afeta muitos territórios brasileiros e pode ocorrer a partir de vários fatores. No Município de Restinga Sêca/RS, a raiz do problema na comunidade de São Sebastião era a alta concentração de flúor nos poços artesianos, oferecendo água inviável para o consumo humano e capaz de causar vários danos à saúde, desde alterações no sistema imunológico até a osteoporose e problemas dentais.

Na busca por uma solução eficiente e de baixo custo, eles implementaram os filtros de desfluoretação, capazes de diminuir a quantidade de flúor na água a valores adequados para o consumo. Para desenvolver a solução, a secretaria de agricultura do Município contou com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), do governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), para o desenvolvimento dos Estudos.

Segundo a representante da Vigilância Estadual de Sáude, Lisiane Trombim, Restinga Sêca é o primeiro município do Estado a buscar solução para a desfluoretação da água. “É um projeto pioneiro no Estado”.

Ao todo, foram distribuídos 7 filtros de água para as famílias de São Sebastião. De acordo com Cláudio Roberto Possebon, secretário de agricultura, pecuária e meio-ambiente do município, também foram encontrados problemas de excesso de ferro e de água salobra em outras localidades do Município, que serão as próximas ações a serem trabalhadas

O vídeo da experiência é narrado pela Presidente da Associação Força no Braço, Rosecler Fernandes Moraes, que relata o impacto da iniciativa na vida da população e no meio ambiente. O transbordo de resíduos do Município era um local insalubre, de difícil acesso e com grandes riscos no local de trabalho. As atividades de coleta seletiva no transbordo é fonte de renda para várias famílias e foram aprimoradas a partir de uma brilhante iniciativa de Rosecler, que entrou em contato com as mídias para dar visibilidade ao local de trabalho.

A partir dessa ação, foi feita uma parceria entre a Administração Municipal, através do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Secretaria de Obras, COMDEMA e a Associação Força no Braço. O maior objetivo da iniciativa era conscientizar a população sobre a conservação ambiental.

O Projeto entrou em prática e atualmente o cidadão recebe um saco retornável para o descarte do lixo, que é recolhido em uma data agendada na semana. Após o recolhimento, o lixo é levado ao galpão do transbordo. Toda a ação é feita com o suporte da Prefeitura.

A parceria é de grande êxito no Município e atualmente gera emprego e renda para diversas famílias, mesmo no atual contexto da pandemia. A experiência do Município será compartilhada com outros Municípios e utilizada no âmbito do Projeto nas ações de cooperação com os Municípios portugueses selecionados nesta primeira fase.

Projeto Coleta Seletiva

Projeto Controle Populacional de Animais

Projeto Desfluoretação da Água

© Copyright 2024. Esta página foi criada e é mantida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do Projeto InovaJuntos e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.