Logomarca do Projeto InovaJuntos
Cooperação Urbana Triangular
para Inovação e Sustentabilidade
Login
Logomarca do Projeto InovaJuntos

Guimarães

Selecionado no Cluster 1 – Desenvolvimento Econômico e Inovação

EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS

Confira as experiências compartilhadas pelo Município

A iniciativa “Guimarães 2030: Ecossistema de governança” baseia-se num modelo participativo que visa contribuir para o fomento de políticas sustentáveis, através da transformação do território (ambiental e económico) e a pessoas (social).

Em 2014, foi constituída uma Estrutura de Missão com o objetivo de definir uma visão e criar um plano de ação, com vista a alcançar a seguinte meta em 2050: “100% de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável”.

Com esta iniciativa, o Município de Guimarães tornou-se pioneiro na implementação de diferentes sistemas de monitorização para avaliar o progresso da cidade, nomeadamente através do cálculo da pegada ecológica municipal.

Esta intervenção está diretamente ligada a vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, apresentando resultados concretos na melhoria gradual dos recursos hídricos e da qualidade do ar, na promoção da biodiversidade, no aumento de
áreas verdes de recursos públicos e, principalmente, numa maior consciencialização dos cidadãos.

Todas as ações desenvolvidas no âmbito desta iniciativa visam a melhoria da qualidade de vida no território, através de uma abordagem multidisciplinar que envolve entidades públicas, o setor privado, a academia, as associações e os munícipes.

© Copyright 2024. Esta página foi criada e é mantida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do Projeto InovaJuntos e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.