Confira as experiências compartilhadas pelo Município
Acesse: Rede Social de Olhão
A Rede Social de Olhão surge num contexto de materialização de uma nova geração de políticas sociais ativas, como um instrumento que visa incentivar os organismos do setor público e demais entidades que trabalham na área da ação social a conjugar esforços e estabelecer parcerias a fim de prevenir, atenuar ou erradicar problemas sociais que existam no território, promover o desenvolvimento social local e a utilização racional dos recursos disponíveis.
Para atingir estes objetivos, têm sido produzidos vários instrumentos de planeamento municipal, revistos periodicamente, nomeadamente o Diagnóstico Social, o Plano de Desenvolvimento Social e os Planos de Ação. Estes são construídos pelas entidades que integram a Rede.
O Programa Rede Social é, por si só, uma inovação, uma vez que a nível Europeu apenas tem sido desenvolvido em Portugal. Em Olhão, existe adicionalmente a preocupação de alinhar as prioridades de ação com a territorialização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Nos seus 15 anos de existência, a Rede Social de Olhão tem contribuído para reforçar as respostas sociais existentes no Concelho e para criar uma cultura de atuação participada e de parceria entre as várias entidades que a compõem.